Results for 'João Alberto Mendonça Silva'

988 found
Order:
  1.  5
    A import'ncia das humanidades na construção do conhecimento.João Alberto Mendonça Silva, Álisson Muryel dos Reis & Josemar de Campos Maciel - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):195-217.
    O presente artigo abordará a construção do conhecimento em Giambattista Vico embasando-se no discurso De Nostri Temporis Studiorum. Com a troca da “imaginação” pela “racionalidade”, colocou-se de lado a engenhosidade humana, anulando assim a verossimilhança que fora negada por não apresentar verdades factuais levando à atrofia do engenho. O intuito aqui é analisar o desenvolvimento imaginativo proposto por Vico, gerando uma nova crítica. Conclui-se sobre uma possível epistemologia das humanidades, na qual cada sujeito possa, com seus próprios instrumentos, desenvolver um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A Ciência e as Humanidades // Les Sciences et les Humanités.Josemar de Campos Maciel & João Alberto Mendonça Silva - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):420-434.
    Texto que vem demonstrar a correlação entre disciplinas tidas, por vezes, como díspares, no caso a linguística e a matemática, e como existe um real enlaçamento entre as mesmas, principalmente no campo analítico. O autor vem discorrer sobre uma epistemologia respeitosa pelas categorias próprias a cada conhecimento, de modo a tornar o desenvolvimento lógico-científico numa abordagem multidisciplinar, congregando várias áreas, principalemente, nesse caso, a inguística e a literatura, como fomentadoras de uma estruturação lógico-analítica ímpar ao cientista.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Construção Das Noções De Espaço E Tempo Nas Crianças Da Educação Infantil.João Alberto da Silva & Júnior Saccon Frezza - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):45-53.
    O presente trabalho tem por finalidade abordar, em aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo em que está situada. As primeiras estruturas mentais se constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações. Sendo então a criança um ser ativo, acreditamos que podem ser desenvolvidas práticas pedagógicas na Educação Infantil que se ocupem do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    Algumas questões pastorais a partir Das novas diretrizes da cnbb: Sair do Lugar estreito.Me João da Silva Mendonça Filho - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 81.
    O autor nos apresenta um quadro de reflexões pastorais a partir das Diretrizes da Ação Evangeli-zadora da Igreja do Brasil. Trata-se de uma auto-avaliação propositiva, pois resgata o valor de inserir nossa ação na complexa realidade juvenil, na atitude missionária e na vivência comunitária de uma Igreja que está sempre em formação desde a saída das estreitezas que a vida nos impõe. É preciso marchar sem medo da grandiosidade dos desafios, sem perder o foco no anúncio da Palavra que salva (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    O mistério do chamado: Questões sobre a formação do candidato ao presbiterado.Me João da Silva Mendonça - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):p - 15.
  6.  39
    Does overlap mean relevance?João Ferreira, Alberto Rodrigues Da Silva & José Delgado - 2004 - Tópicos 451:500.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Zumbi-Exu” e outras questões identitárias em “a cabeça de zumbi.Christina Bielinski Ramalho & Luciara Leite De Mendonça - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este trabalho investiga a presença da figura de Zumbi dos Palmares no conto “A cabeça de Zumbi”, de Alberto Mussa, buscando tanto compreender aspectos históricos e culturais nele presentes como explorar a associação entre a figura mítico-histórica de Zumbi e a do orixá Exu. Inicialmente, para situar e dimensionar a importância do herói de Palmares para a história do negro no Brasil e dimensionar a questão de nossa formação identitária, utilizamos pensamentos de Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    Alberto Magno e a recepção árabo-latina de Euclides.Marco Aurélio Oliveira Da Silva - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    O século XIII de Alberto Magno é um período no qual começa a circular mais intensamente a recepção das traduções completas dos Elementos de Euclides, que foram feitas por Adelardo de Bath, Roberto de Chester e João de Tinemue, além da tradução de Gerard de Cremona ao comentário feito pelo matemático árabe Al-Nayrizi ao geômetra alexandrino. O objetivo deste artigo é apresentar como Alberto incorpora as traduções arabo-latinas de Euclides com a visão latina da prática geométrica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  24
    Necessidade e liberdade na Ciência da Lógica.João Alberto Wohlfart - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):55-80.
    O artigo tenta reconstruir alguns elementos acerca da passagem da Lógica da essência para a Lógica do conceito, da necessidade para a liberdade, na Ciência da Lógica hegeliana. No contexto da publicação dos duzentos anos dessa obra filosófica, a explicitação dessa passagem é referencial para a compreensão da Ciência da Lógica e de todo o pensamento hegeliano. O artigo procura sustentar que o binômio necessidade/contingência, um dos pares categoriais da Lógica da essência, não é adequado para a articulação da filosofia (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  6
    A Doutrina do Conceito de Hegel.João Alberto Wohlfart - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33316.
    O texto é uma resenha da Doutrina do Conceito hegeliana recém editada e publicada em português. O terceiro livro da Ciência da Lógica é estruturado em subjetividade, objetividade e ideia, com cada uma destas partes também desenvolvida numa estrutura tripartite. Nesta exposição, merece destaque o movimento contraditório de autodeterminação do conceito, no qual a universalidade se autodiferencia imanentemente em particularidade e o conceito retorna a si mesmo na forma da universalidade concreta. O conceito passa pelas diferentes formas de mediação na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  25
    A lógica do ser de Hegel.João Alberto Wohlfart - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):467-475.
    Resenha de: Hegel, G. W. F. Ciência da lógica: 1. A doutrina do ser. Tradução deChristian Iber, Marloren L. de Miranda, Federico Orsini e Agemir Bavaresco. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Ed.Universitária São Francisco, 2016. 464 p. ISBN 9788532653086.************************************************************************************** ************************************ Com a tradução, os falantes da língua portuguesa têm em mãos uma obra filosófica estruturante do pensamento moderno e uma das mais importantes da História da Filosofia. Temos agora e nossas mãos, em língua portuguesa, uma obra de difícil acesso do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Níveis de fundamentação do sistema filosófico hegeliano.João Alberto Wohlfart - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e27623.
    Este artigo tem como objeto de investigação os principais níveis de fundamentação enquanto momentos estruturantes do sistema filosófico hegeliano. No contexto filosófico da comemoração dos duzentos anos de publicação da Enciclopédia das Ciências Filosóficas, o objeto do trabalho é a reconstrução dos momentos estruturantes da passagem da Ciência da Lógica para a Filosofia da Natureza, da Filosofia da Natureza para a Filosofia do Espírito e dessas para a esfera do Espírito Absoluto. O artigo não tem como meta a discussão de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Editorial 5 ESTUDOS.João dos Reis Silva Júnior, Jorge Lufs Cammarano González, Celso Carvalho, Erivanio da Silva Carvalho, Wilson Sandano, Maria de Lourdes Pinto de Almeida & Vera Lúcia de Carvalho Machado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Instituição Escolar e Educação Escolar: Implicações Teóricas.João dos Reis Silva Júnior - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    Uma proposta do tempo de pré-catecumenato para a catequese de inspiração catecumenal.João Melo E. Silva Junior - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):188-196.
    The author wants to focus on the possible relation between kerygmatic preaching and the Liturgical Year with a view to the Initiation to Christian Life. Based on Church documents, the author underlies initially what Kerygma is and then its relation with the first time of Initiation to Christian Life proposed in catechumenate style, the pre-catechumenate, issuing guidelines as to the interlocutors, length and content of this initial time. He shows that the Liturgical Year is a possible route to the first (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Academic Opportunities of Study Habits in College Students: An Instrumental Study.Alberto Remaycuna-Vasquez, Luz Angelica Atoche-Silva, Fátima Rosalía Espinoza-Porras, Jessica Karin Solano-Cavero, Lucia Ruth Pantoja-Tirado & María Verónica Seminario-Morales - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 21 (1):147-157.
    The evaluation of study habits as determinant factors in academic performance is a concern for educational agents because they determine the academic opportunities of students. However, a problem encountered is the accessibility of valid and reliable instruments to evaluate study habits from the students' point of view. In this sense, this paper analyzes the internal structure, reliability, and rating of the study habits perception questionnaire. The results and the practical contribution to the educational community in guiding intervention to improve students' (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Prevalência de Sobrepeso e Obesidade: Um Estudo Com Adolescentes de Uma Escola Rural Do Município de Manacapuru, Am.João Messias da Silva Furtado - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este artigo contempla os resultados da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ci ncias da Educação da Universidad de la Integración de lasAméricas.Objetivamos investigar a prevalência de excesso de peso em escolares na faixa etária de 13 a18 anos, matriculados no 9ºano do Ensino Fundamental e nos 1.º, 2.ºe 3.º anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Manacapuru/AM. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional,com cunho quantitativo e qualitativo, observacional de prevalência. Constatamos que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Filosofia da Mente — Uma Antologia.Sofia Miguens, João Alberto Pinto & Diana Couto - 2019 - Oporto, Portugal: University of Porto Press.
  19. A abordagem da natureza da mente por Descartes e a crí­tica de Damásio.João Luis da Silva Santos - 2008 - Princípios 15 (24):45-57.
    O estudo da natureza da mente ocupa um lugar de destaque na agenda das investigações da Filosofia da Mente, porque sua abordagem parece fornecer uma explicaçáo da forma pela qual os humanos têm acesso aos dados da realidade. Pretendemos problematizar a teoria cartesiana de natureza da mente a partir de sua concepçáo de idéias inatas produzida a partir de um instrumental matemático, que segundo Descartes, nasce com o sujeito. Para tanto, faremos uma breve explanaçáo do método cartesiano, assim como de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Book Review - Travis, Charles. Frege: The Pure Business of Being True. Oxford: Oxford University Press, 2021. [REVIEW]João Alberto Pinto - 2023 - Revista Portuguesa de Filosofia 78 (4):1799-1806.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    A religião sob o domínio da estética.Alberto da Silva Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Religião, espetáculo e intimidade: múltiplos olhares.Alberto da Silva Moreira (ed.) - 2014 - Gioânia: Editora da PUC Goias.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Religião politizada contra violência institucionalizada: a Teologia da Libertação no imaginário religioso mundial.Alberto da Silva Moreira - 2014 - Horizonte 12 (33).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  32
    Religiosidade laica: uma introdução ao pensamento de Marià Corbí (Secular religion: an introduction to Marià's Corbí thought) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p21. [REVIEW]Alberto da Silva Moreira - 2010 - Horizonte 8 (19):21-40.
    Apresento neste artigo as linhas gerais do pensamento do filósofo e epistemólogo catalão Marià Corbí, bem como sua teoria acerca da função da religião nas sociedades tradicionais e da perda desta função nos quadros da moderna sociedade científica e tecnológica. Para Corbí, a era industrial fez desaparecerem as condições de vida que tornavam necessárias as culturas pré-industriais e suas mitologias e religiões. Os sistemas de programação coletiva baseados nessas religiões e mitologias perderam sua função, e por isso estão todos em (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  26
    Un nuevo Pentecostés: el Concilio Vaticano II entre la memoria y el olvido (A New Pentecost: The Second Vatican Council between memory and forgetting) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1267. [REVIEW]Alberto da Silva Moreira - 2011 - Horizonte 9 (24):1267-1279.
    O artigo propõe-se a, num primeiro momento, pensar o significado do Concílio Vaticano II e seu esquecimento. Em relação a seus frutos, aponta a nova realidade eclesial, particularmente na América Latina, em termos de rompimento com o passado legalista, antimodernista e eurocentrista, e a construção de caminhos alternativos. Sobre o esquecimento do Concílio, destaca que a Cúria romana, os últimos dois papas e a parcela conservadora do episcopado, ainda quando mantinham um discurso de filiação e reverência pelo legado do Concílio, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  45
    Embodiment of a virtual prosthesis through training using an EMG-based human-machine interface: Case series.Karina Aparecida Rodrigues, João Vitor da Silva Moreira, Daniel José Lins Leal Pinheiro, Rodrigo Lantyer Marques Dantas, Thaís Cardoso Santos, João Luiz Vieira Nepomuceno, Maria Angélica Ratier Jajah Nogueira, Esper Abrão Cavalheiro & Jean Faber - 2022 - Frontiers in Human Neuroscience 16:870103.
    Therapeutic strategies capable of inducing and enhancing prosthesis embodiment are a key point for better adaptation to and acceptance of prosthetic limbs. In this study, we developed a training protocol using an EMG-based human-machine interface that was applied in the preprosthetic rehabilitation phase of people with amputation. This is a case series with the objective of evaluating the induction and enhancement of the embodiment of a virtual prosthesis. Six men and a woman with unilateral transfemoral traumatic amputation without previous use (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Emotional Reflexivity in Reasoning: The Function of Describing the Environment in Emotion Regulation.Dina Mendonça & João Sàágua - 2019 - In Laura Candiotto (ed.), The Value of Emotions for Knowledge. Springer Verlag. pp. 121-142.
    The chapter shows how the recognition of reflexivity of emotions is crucial for understanding the role of emotions in reasoning because it highlights the regulatory role of emotion in emotional experience. The chapter begins by showing that to attain a conception of rationality that incorporates feelings, emotions, and sentiments as parts of the reasoning processes requires capturing the emotional landscape in all its complexity, and that integrating the role of meta-emotions is a contribution in that direction. Then introducing the notion (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  28.  20
    Exploiting Bi-Directional Self-Organizing Tendencies in Team Sports: The Role of the Game Model and Tactical Principles of Play.João Ribeiro, Keith Davids, Duarte Araújo, José Guilherme, Pedro Silva & Júlio Garganta - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
  29. Historical Analysis of the Work Divisione Della Filosofia by Benedetto Varchi.João Pedro Da Silva - 2023 - Pólemos 11 (24):16-41.
    In this paper, I intend to explore the 16th century Italian work entitled Divisione della filosofia (1895) by the writer Benedetto Varchi, by reflecting on concepts raised and discussed throughout the history of philosophy, such as art and science, while making a thorough analysis of the text and the conceptions exposed by the historian. From a historical-philosophical point of view, I intend to investigate a varchian corpus from the Renaissance period, thus, I examine the statements and inferences of the Florentine (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    TEAMSTER: Model-based reinforcement learning for ad hoc teamwork.João G. Ribeiro, Gonçalo Rodrigues, Alberto Sardinha & Francisco S. Melo - 2023 - Artificial Intelligence 324 (C):104013.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    O clamor dos pobres: uma interpelação à consciência religiosa e à fé cristã.João Luiz Correia Júnior & Drance Elias da Silva - forthcoming - Horizonte:1503-1503.
    The cry of the poor, the theme of this work, challenges the humanitarian consciousness of the people and is a strong questioning of the religious conscience and the Christian faith. Nevertheless, the preferential option for the poor, consecrated in the Final Document of the Episcopal Conference held in Puebla of Los Angeles, is still the cause of much controversy inside and outside the Church. Bearing in mind this context, this article aims to present the resonance of the cry of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Sexual Harassment as an Emerging Problem in Peruvian University Contexts.Luz Angelica Atoche-Silva, Alberto Remaycuna-Vasquez, Gilberto Carrión-Barco, Jesús Emilio Agustín Padilla-Caballero, Lucia Ruth Pantoja-Tirado & Dina Marisol Calonge De la Piedra - 2023 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 21 (1):113-123.
    Considering the prevalence of sexual harassment, especially in university contexts, it is essential to have a validated instrument to identify these characteristics in the educational community. For this reason, this study aimed to analyze the psychometric processes of the sexual harassment scale on university campuses. Using an instrumental design and a sample of 927 students, it was found that the values of the evidence of construct validity and reliability are acceptable. The practical implications of validating the instrument that will allow (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  17
    The Portuguese Popularizer of Science Teodoro de Almeida: Agendas, Publics, and Bilingualism.José Alberto Silva - 2012 - History of Science 50 (1):93-122.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Doctrinal divergences on the nature of human composite in two commentaries on Aristotle's De anima (anonymous, cod. 2399 BGUC and Francisco Suárez): new material on the Jesuit school of Coimbra and the Cursus Conimbricensis.Paula Oliveira E. Silva & Joao Rebalde - 2019 - In Robert A. Maryks, Senent de Frutos & Juan Antonio (eds.), Francisco Suárez (1548-1617): Jesuits and the complexities of modernity. Boston: Brill.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Memórias de diretores: Entre práticas E histórias do cotidiano escolar.João Pedro Pezzato, Joyce Mary Adam De Paula E. Silva, Magali de Fátima Dias Borges & Maria Isabel Nogueira Tuppy - 2008 - Educação E Filosofia 21 (41):135-154.
    O presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional. Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Estética.Alberto Pulido Silva - 1965 - México,: Editorial Porrúa.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    Minimal sets on propositional formulae. Problems and reductions.Joao Marques-Silva, Mikoláš Janota & Carlos Mencía - 2017 - Artificial Intelligence 252 (C):22-50.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  33
    Perception Accuracy of Affiliative Relationships in Elementary School Children and Young Adolescents.João R. Daniel, Rita R. Silva, António J. Santos, Jordana Cardoso, Leandra Coelho, Miguel Freitas & Olívia Ribeiro - 2017 - Frontiers in Psychology 8.
  39.  10
    Trabalho como unidade estruturante de educação matemática de alunos do campo.Simone Ferreira da Silva & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:689-698.
    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida por uma aluna de graduação durante a realização de seu estágio docência. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre trabalho e ensino de matemática em uma escola do campo na região sudeste do estado do Pará, na região norte do Brasil. A metodologia utilizada foi de inspiração etnográfica e os dados foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. Também constitui material de análise as produções dos alunos e as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    On the query complexity of selecting minimal sets for monotone predicates.Mikoláš Janota & Joao Marques-Silva - 2016 - Artificial Intelligence 233 (C):73-83.
  41.  22
    A mitologia como transmissão oral da educação infantil dos yanomami para sua integração social.João Paulino Da Silva Neto & Pamela Alves Gil - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (5):e21083.
    Como o adulto não indígena percebe a criança yanomami? O que nos propomos neste artigo é trazer elementos ao debate sobre a temática da criança indígena, desde uma análise comparativa das representações das crianças yanomami por meio de fotografias realizadas pelos religiosos na Missão Catrimani em 1993, onde indicava seu ambiente tradicional de educação familiar e suas diversas interações. Esse registro iconográfico, por meio de uma amostra de fotografias das crianças yanomami, comparadas ao registro autobiográfico de Davi Kopenawa, com suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Filosofia Do Direito Na Educação.Talisson Sousa Lopes, Andrea Natan de Mendonca & Adriana Silva Lucio - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    A introdução da filosofia do direito na educação busca ampliar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos teóricos, éticos e políticos do direito. Ela visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma consciência cívica e ética em relação ao sistema jurídico e seu papel na sociedade. Os instrumentos essenciais do estudo filosófico são assuntos muito frequentes e indispensáveis, como; o sentido da aparição humana, como a origem e exício, a alegria e tristeza, o certo e o errado, a felicidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  20
    A natureza da filosofia e seu ensino.João Paulo Silva Martins - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    O trabalho que aqui se propões tem por objetivo analisar as obras de Immanuel Kant buscando sintetizar suas contribuições para a compreensão da filosofia enquanto atitude filosófica, num diálogo com as pedagogias ativas, bem como refletir sobre os métodos para o seu ensino. A pesquisa partirá de um viés bibliográfico a fim de trazer os conceitos de autonomia e esclarecimento para uma reflexão sobre os métodos adequados para o despertar de uma consciência filosófica. Embora distante de sua finalidade, a educação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  63
    Nietzsche e a educação.Vagner da Silva, José Fernandes Weber & Samuel Mendonça - 2014 - Filosofia E Educação 6 (1):1.
    Editorial para o dossiê Nietzsche e a Educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Rumo à Escola Cultural Pluridimensional segundo Manuel Ferreira Patrício.Hélder António Mendonça Silva & Jacinto Jardim - 2022 - Revista Portuguesa de Filosofia 77 (4):1529-1546.
    Education aims at the integral development of the person. However, there are few proposals that conceptualize ways to implement this desideratum. In the Portuguese context, we had the paradigmatic case of the Manuel Ferreira Patrício Cultural School. MFP differentiates itself by advocating for integral education that establishes an essential connection between the teaching, extra-lecture, interactive and ecological components of the school, highlighting the multidimensionalities of education: personality, culture, methodologies, curriculum, resources, educators, and pedagogical organization.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Niilismo e decadência.Samuel Mendonça & Igor Hideo Kato da Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 523.
    Em O Niilismo, Volpi Franco discorre sobre a história do niilismo e problematiza temas contemporâneos como o fim da história, o relativismo e o ceticismo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    A essência e finalidade da educação cristã Patrística.Levi Leonido Fernandes da Silva, João Rodrigues & Elsa Morgado - 2023 - Horizonte 21 (64):206211-206211.
    Nesta investigação pretendemos captar o papel que a pregação cristã desempenhou, ao longo do período da patrística, na difusão do Evangelho. Na continuidade da evangelização levada a cabo pelos Apóstolos, os Padres da Igreja assumiram a herança do imperativo missionário, dado por Cristo: o catecumenato se cristaliza como instituição eclesial na Igreja do séc. III (_Katecumenoi_ no oriente, e _audientes_ no ocidente), mas recebe a herança de um processo de evangelização cujas raízes se estendem não só à missão levada a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  60
    Network Structure Predicts Changes in Perception Accuracy of Social Relationships.João R. Daniel, Rita R. Silva & António J. Santos - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    The concept of futility in health: A scoping review.João Vítor da Silva Vieira, Sérgio Deodato & Felismina Mendes - 2021 - Clinical Ethics 16 (4):347-353.
    Introduction Due to the constant scientific and technological development, health professionals are regularly confronted with situations in which there are always therapeutic options, regardless of the severity of the patient’s condition. However, regarding these therapeutic options as feasible in all situations can be harmful, since it is universally accepted that, despite all advances in health, there are inevitable limits and the promotion of some interventions may be useless or futile. Objective To characterize the use of the concept of futility in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Foucault e a ética da inf'mia.Tomás Mendonça da Silva Prado - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):323-338.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 988